terça-feira, 22 de dezembro de 2020

 

 


A Humildade, O amor e a Coragem


Você já se perguntou por quê evoluímos?, a reposta é simples, viver é desconfortável, viver dói, então o organismo unicelular tornou-se multicelular e saiu do mar para a terra, em busca de conforto, algumas pessoas chamam isso de ambição, depois de alguns milhões de anos e muitos acidentes, alguns desses seres tornaram- se animais de grande porte e força outros tornaram-se primatas com mais habilidades e mais vulneráveis, formando uma grande rede que chamamos hoje de cadeia alimentar.


Assim algumas raças de animais tem a capacidade de se misturar , por exemplo o cachorro e o cavalo geram crias mestiças, o popular vira-lata, da mesma forma o primata homo, haviam vários tipos de homo que ao longo de um milhão de anos foram se misturando e dessa mistura nasceu o homo sapiens, que na busca de seu próprio conforto passou a usar mais a imaginação do que qualquer outro ser.


Fazendo uso da imaginação construiu ferramentas e passou a usar o fogo, tudo a fim de garantir seu próprio conforto e do grupo a que fazia parte afinal uma cria de um homo sapiens demora alguns anos para ter condições de defender sua própria vida.


Essa busca pelo conforto e melhores condições acabou virando sua própria doença e causa de muita destruição. Não é o uso excessivo da mente (stress), não é o trauma causado por diversos fatores que a vida na sociedade que ele imagina e faz que é a doença principal, mas sim a dissonância em suas próprias dinâmicas como ser, como indivíduo, chamada de dissonância cognitiva.


A dissonância cognitiva é causada pela falta de humildade em reconhecer seus próprios erros, pela falta de amor a verdade e pela falta de capacidade de lutar para corrigir o que é errado e conflitante, ou seja uma acomodação da mente viciada em buscar o conforto a qualquer custo.


Assim o bicho homo sapiens acha que não deve matar, coloca isso em imaginárias leis, entretanto cria outros animais para que possam ser mortos a fim de alimentar-se e se empanturra de carne morta, mesmo sabendo que na morte não pode haver vida, não há saúde, e o que é pior desde o começo da raça sapiens eles formaram grupos a fim de se defender, afinal um grupo de sapiens era o terror de outros animais, juntos poderiam caçar um animal de grande porte ao qual jamais teriam chances de enfrentar sozinhos.


Quando um raio caiu perto do bicho homo, ele fez uso da forte imaginação e atribuiu o fato a um ser superior, semelhante a ele claro, a fim de contornar o desconforto do desconhecido, estava assim criado o primeiro deus.


Alguns indivíduos sobressaíram-se a outros inventando mais coisas imaginárias com o fim de dominar os outros membros do grupo, estava criada a mentira!


Depois de inventada a mentira os dominantes foram se fortalecendo e passaram a incentivar a dissonância nos outros sapiens a fim de aumentar seu domínio e alimentar sua ambição. Então serviram-se de todas as formas de conforto conquistadas por mentes brilhantes para esse fim ou seja propagar a doença de forma cada vez mais forte, mais incisiva, mais insistente e descobriram que a doença, a dissonância cognitiva, pode ser causada na mente dos outros somente pela manipulação de sua imaginação, por exemplo, veja no cinema os heróis de 50 anos atrás, capitão América, super homem, exemplos de virtude, um herói de hoje, o coringa, o inimigo do batmam, dois fora da lei, dois loucos, ou seja a partir do momento em que você admira um erro você começa a criar o desconforto em sua mente inconsciente e abre aporta para a dissonância que de pouco a pouco ela vai se instalado e o sapiens não tem condições de sair dessa situação, é quase impossível, talvez nem a morte livre ele disso.


SHANERRAI


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário