quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Tábua de Esmeralda

1. É verdade, sem engano, certo e muito verdadeiro.

2. Aquilo que está abaixo é como aquilo que está acima, e aquilo que está acima é como aquilo que está baixo, para realizar as maravilhas de uma coisa. 

3. E assim como todas as coisas surgiram do um, pelo desígnio do uno, assim todas as coisas nasceram desta única coisa, adaptação. 

4. Seu pai é o sol; sua mãe é a lua. O vento carregou-o em seu ventre; sua nutriz é a terra. 

5. Este é o pai de todas as consagrações de todo o mundo.

6. Seu poder está intacto, se estiver direcionado para a terra.

7. Você irá separar terra do fogo, o sutil do denso, docemente, com grande engenhosidade.

8. Ela ascende da terra ao céu, desce novamente em direção à terra e recebe a força das coisas acima e abaixo. Assim você terá a glória do mundo inteiro. Daqui para a frente toda escuridão fugirá de você.

9. Essa é a força forte de todas as forças, porque irá conquistar tudo que é sutil e penetrar tudo que seja sólido.

10. Assim foi criado o mundo.

11. O restante será maravilhosa adaptação, da qual este é o método.

12. E assim fui chamado de Hermes Triplamente Grande, possuindo as três partes da filosofia do mundo inteiro. 

13. O que eu falei sobre o trabalho do sol está completo.


Ou, desenvolvendo melhor :


1 - É uma afirmação onde o autor atesta sua autoridade.

2 - Ela atesta: O superior (vem) do inferior e o inferior vem do superior - o trabalho do
milagre do Uno. (Aquilo que está abaixo é como aquilo que está acima, e aquilo que está acima é como aquilo que está baixo, para realizar as maravilhas de uma coisa) Neste verso o autor refere-se as energias sutis, afirmando sua vinculação com o plano material, e também afirma que todas as coisas são derivadas de uma única coisa, criadas por uma consciência superior que chamamos de Deus.

3 - E todas as coisas foram (formadas) desta substância primal através de um único ato. Ou seja das energias sutis inferiores (não confundir com infernais) e das energias superiores, através de um único, ato, ou seja todas as coisas são formadas pelo mesmo processo/método.

4 - “Seu pai é o sol e sua mãe a lua; o vento o carregou em seu corpo e a terra o nutriu”. - A essa energia resultante das foças inferiores e superiores gosto de chamar de LUZ ASTRAL, em muitas culturas ela é reconhecida e comentada, os católicos chamam “espírito Santo”, na cultura japonesa, CHI, na China, KI, no hinduísmo,PRANA, .quanto a sua mãe ser a LUA, lembramos que a Lua não possui Luz própria e sim reflete, polarizando a Luz emitida pelo Sol, o que justifica “ todas as coisas nasceram desta única coisa”, por adaptação ou analogia, conforme o item 3

5 - (É) o pai dos talismãs e o protetor dos milagres, ( Este é o pai de todas as perfeições de todo o mundo). - Toda a matéria é criada a partir dessa energia.

6 - Cujos poderes são perfeitos e cujas luzes são confirmadas, ( Seu poder está intacto, se estiver direcionado para a terra), Pois essa poderosa energiam, circula entre o céu e a terra, mas é somente na terra onde ela manifesta seu poder, pois é onde ela é NUTRIDA.

A ciência moderna com suas pesquisas astrofísicas descobriu uma forma de energia que resolveram chamar de neutrinos, neutrinos atravessam a terra e emanam na superfície em todas as direções, o que sugere que podem ser originados no interior dela, por outro lado, temos várias radiações subatômicas que banham a terra, originárias do sol. Eu não sou estudioso do assunto (física de particulas), mas as modernas pesquisas vem de certa forma indicando que o pensamento dos antigos filósofos era no mínimo coerente.

Então temos duas formas básicas de energia, a que se origina do Sol, convém lembrar que o sol banha todo o seu sistema de planetas com sua LUZ e muitas outras formas de energia . Direta ou indiretamnete toda forma de energia disponível , exceto a nuclear, vem do Sol. E a enegia que vem da Lua.

O estudo da geologia nos demonstra que a atuação de forças que chamam de externas e internas da crosta terrrestre, ao longo de milhões de anos são capazes de formar rochas, não pequenas pedras, mas sim montanhas como granitos, arenitos mármores, são materiais aglutinados pela ação da natureza.

Podemos ver na extração de blocos de mármore ou similares onde são retirados grandes blocos e cortados em lâminas, polido em placas e usados na construçãos civil em pias e soleiras de nossas casas.

Os Alquimistas atribuiam além dessas rochas a formação dos próprios minerais por essas energias, sendo a emissão da energia da Lua uma resposta ou um retorno a energia proveniente do Sol e polarizada pela Lua, “ Seu pai é o sol e sua mãe a lua; o vento o carregou em seu corpo e a terra o nutriu”, aparece então o terceiro principio que é o principio da nutrição, formando uma tríade, a energia masculina do Sol, a feminina da Lua e a energia da Nutrição

De acordo com Alquimia, os elementos químicos minerais de que constituem a terra são o alimento de plantas e vegetais em geral, e são essas energias que fazem a germinação de sementes, o crescimento de todo o reino vegetal, e estão em um nível secundário porém acessível aos animais, uma vez que não comemos, nem digerimos os minerais em sua maioria.

7 – “Você irá separar a terra do fogo, o sutil do denso”, aqui o autor descreve a maneira de fazer o processo de criação ao contrário, extraindo o sutil para retirar dele a Luz Astral, por tal processo o casal Curie ( Marie e Pierre Curie), descobriu elementos radioativos , atravéz da sutilização (purificação) de minerais especificos.

8 - “Ela ascende da terra ao céu, desce novamente em direção à terra e recebe a força das coisas acima e abaixo. Assim você terá a glória do mundo inteiro. Daqui para a frente toda escuridão fugirá de você”..-, atravéz da circulação, ou seja, da repetição do processo de purificação dos materiais com o intuito de obter matérias cada vez mais purificadas a fim de ober-se a energia primordial

9 - Essa é a força forte de todas as forças, porque irá conquistar tudo que é sutil e penetrar tudo que seja sólido. Ele descreve aqui a natureza dessa energia sutil, pois é assim como uma energia eletromagnética que penetra tudo que é sólido e não como um composto químico que deve reagir com o meio para causar qualquer efeito. Essa energia é a força de todas as forças porque é a energia que é capaz de fazer com que um corpo de carne e osso tenha vida.

10 - “Assim foi criado o mundo”; Ou “A estrutura do mundo pequeno (microcosmo) está de acordo com a estrutura do grande mundo (macrocosmo)”. Sim Tudo, inclusive nós fomos criados de maneira análoga, pois todos temos pai e mãe e durante nove meses (no caso dos humanos geralmente), fomos nutridos através da placenta, um vegetal, também necessita de uma flor com órgãos que são chamados masculinos femininos, muitas vezes esses órgãos são flores distintas e em algumas vezes em plantas distintas, por adaptação (analogia), tudo que tem vida, no caso quse todas as coisas, assim pensavam os antigos filósofos alquimistas, nasce da união do masculino e do feminino e requer algum “alimento” inicial para formação, inclusive todo o nosso planeta terra.

11 - “O restante será maravilhosa adaptação, da qual este é o método” ou “ E, da mesma maneira acontece aquilo que é possível de ser conhecido”. Para se obter o objetivo maior da alquimia, a obra solar , conforme o autor cita na linha 7, faz-se o mesmo processo por adaptação, assim está escrito também na Bíblia, no “Livro da Sabedoria” Sb-07 .

12 - “E assim fui chamado de Hermes Triplamente Grande, possuindo as três partes da filosofia do mundo inteiro”. A saber, a sabedoria do masculino, yang, positivo ; a sabedoria do feminino, ying, negativo e ; a sabedoria do neutro, a que nutre, do equilibrio, do círculo de proteção, do que sustenta, do caminho do meio conforme Buda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário