sábado, 19 de fevereiro de 2011

Classe o dinheiro NÃO compra


No dia 26 de Julho de 1984, a Folha publicou uma crítica de Miguel de Almeida sobre Lobão “ Lobão teve seu Cena de Cinema destroçado por pessoas insensíveis. O mundo não tem mais espaço para quem acredita na guitarra miúda de Pepeu Gomes ou na algazarra da Xuxa. Em companhia de Maria Lima Lobão fez um genial disco, há quase dois anos, e mostrava como era possível se falar de uma geração inquieta e informada, envolvida com insolúveis vidas na metrópole urbana . . .

Segundo o Jornal, Lobão “ainda era um pirralho lobinho” quando aconteceu o golpe de 1964. “Tinha um titio e dele ouviu algo que seguiu a risca, como incrível e fundamental conselho: O movimento vinha pra ficar por pelo menos 30 anos, tempo necessário para deixar as escolas esvaziadas de qualquer ensinamento mais profundo

Extraído de : “50 Anos a mil” Lobão

Ficou aqui sem querer o registro, a prova mesmo, de uma dominação, de uma submissão forçada e enfiada a força no sangue da população de um país.

Qual era mesmo a gravadora? Multinacional ! Infelizmente o objetivo do golpe foi 100% alcançado.

Nos idos anos 80, final dos tempos da dita, ouviu-se algumas vozes como a de Lobão e mais uns poucos a manifestarem a existência de . . . . . .PENSAMENTO.

Hoje temos a falência da música de “Classe” brasileira, tem-se : sertanejo, axé, forró e outros colóquios amolecidos para bovinos ressonarem.

E seria muito bom se a DORMÊNCIA cerebral fosse somente na música, mas pode-se constatar em toda parte de nosso dia a dia. Do dinheiro que manipulamos todos os dias com desenhos de animais, será mesmo que nunca houve um personagem que merecesse destaque em nossa cultura, de pintores vivos “apagados” , da arte trancafiada em cofres onde não se pode ver, de peças teatrais e livros superficiais, do bem público tendo a ANARQUITIRANIA como forma de governo e o povo a “Lutar pelos seus direitos de consumidor”

Como guarda costas mor da força dominante temos a empresa de mídia que NASCEU filha da ditadura.

E a história se repete em outros locais do mundo, o “Egito” recebia bilhões por ano para perpetuar também por 30 anos uma ditadura, agora será uma Anarquitirania, a chuva que caiu aqui agora caí lá.

Vai além da minha compreensão os motivos que movimentam tanto sofrimento.

Ivan

Nenhum comentário:

Postar um comentário